quinta-feira, 5 de março de 2015

Ventilador sem hélice

Minha amiga Fabiana enviou um texto sobre esse produto - já não tão atual (foi lançado em 2009 pela empresa britânica Dyson), mas que poucas pessoas devem ter ouvido falar. De qualquer forma, achei interessante e resolvi postar aqui (obrigado, Fabi!).

Com um formato circular e clean, o ventilador utiliza um mecanismo semelhante ao de motores a jato e é capaz de aumentar o fluxo de ar em até 15 vezes quando comparado com um ventilador convencional.


 Divulgação
Ventilador sem hélices criado pela empresa britânica Dyson. Fonte: Época negócios. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI98588-16352,00-EMPRESA+BRITANICA+CRIA+VENTILADOR+SEM+HELICE.html>


O anel do ventilador é modelado a partir de uma asa de avião. Esse formato é responsável por impulsionar e multiplicar o fluxo de ar. 

O vídeo a seguir mostra de forma simplificada como o ventilador sem hélices funciona e faz uma comparação do fluxo de ar gerado por ele com relação ao de um ventilador convencional.


A comparação entre os fluxos gerados é bastante interessante e dá uma boa noção da diferença entre eles.

Comparação entre os fluxos de ar gerados pelos dois tipos de ventilador. Fonte: HigienisIndonesia. Disponível em: http://higienis.com/beta/a-fan-without-blades/

Curtiu? Deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. As pessoas não têm o hábito de comentar no blog. Incrível! Preferem o facebook ao blog.
    Com o novo site, vou tentar atrelar os comentários aos dois lugares. Relaxa, João.

    Ah, ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Heheheh... pois eh! Deve ser falta de costume.
    Valeu, Will!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!