quinta-feira, 12 de março de 2015

A noite estrelada

Vocês já devem ter tomado conhecimento disso por aí; se não, é possível que passe a ver essa pintura com outros olhos... ou não!

Publicada no site Awebic, essa matéria traz um fato bastante interessante sobre um quadro de 1889 do pintor holandês impressionista Vincent van Gogh (1853-1890) intitulado "A noite estrelada".

Sem muitas explicações, o canal do youtube TED-Ed fez vídeo explicativo sobre essa pintura de van Gogh que, de certa forma, ajuda a entender um fenômeno da natureza bastante complexo de ser explicado: a turbulência.

Assistam!


A pintura impressionista citada no vídeo segue, com precisão matemática, a escala Komolgorov, elaborada pelo matemático russo Andrei Nikolaevich Kolmogorov (1903-1987), que explica o movimento de fluidos em estado de turbulência.

"A noite estrelada" (1889) do pintor holandês Vincent van Gogh.

"Quando eu encontrar Deus, vou fazer-lhes duas perguntas: 'Por que a relatividade?' e ' Por que a turbulência?'. Acredito que ele terá uma resposta para a primeira."
(Werner Heisenberg)

Curtiu? Deixe seu comentário!

Veja também:

4 comentários:

  1. Sei que vão me chamar de chato, mas (pra mim) é balela. Assim como tentam relacionar toda natureza ao número de ouro, tentam mostrar que tem matemática em tudo. :-/

    ResponderExcluir
  2. Pode ser, neh Will... Aliás, já conversamos várias vezes sobre isso, né? Balela ou não, é o tipo de post que dá view heheheh
    ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =O
      Eu sabia que uma hora ou outra você ia ceder, só não achei que fosse tão cedo.

      Excluir
  3. Come to the dark side, my young padawan!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!