quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nobel de Química 2014

O trio de pesquisadores foi laureado hoje (08.10.2014) com o prêmio Nobel de Química pelo desenvolvimento da microscopia fluorescente de alta resolução. São eles:
  • Eric Betzig, pesquisador norte-americano que trabalha no Instituto Médico Howard Hughes.
  • William Moerner, pesquisador norte-americano que trabalha na Universidade de Stanford.
  • Stefan Hell, pesquisador romeno que trabalha no Instituto Max Planck.
Essa técnica, conhecida como nanoscopia, foi desenvolvida pelos três cientistas que, trabalhando separadamente, conseguiram superar o limite físico estabelecido pelo microscopista Ernst Abbe, em 1873, para a resolução da microscopia tradicional: 0,2 micrômetros.

A chave para a técnica é usar a fluorescência, ou seja, fazer brilhar as moléculas que se deseja analisar para aumentar o foco e a resolução do microscópio. Com esse trabalho, foi possível ver a dinâmica das células e entender, por exemplo, como elas funcionam e o que acontece quando estão doentes.

O júri do Nobel disse que essa descoberta contribuiu para o estudo de doenças como o Alzheimer e o Parkinson e com a análise de processos cognitivos nos neurônios do cérebro.

O trio vai dividir igualmente o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,1 milhão).

Trio de cientistas ganhadores do prêmio Nobel de Química, 2014. Da esquerda para a direita: Eric Betzig, Stefan Hall e William Moerner. Fonte: http://www.nobelprize.org/ 
Para saber mais:

Veja também:

Microscopia eletrônica de varredura mostrando a ligação da bactéria Salmonella typhimurium (setas menores), às células da levedura Saccharomyces cerevisae (setas maiores). Ao fundo, as células do epítélio intestinal humano. Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/medicina-e-saude/levedura-de-cachaca-contra-a-salmonela/.

Curtiu? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!